Info+: Câncer de pele

Padrão
Info+: Câncer de pele

Olá, tudo bem???

Hoje venho com mais um post informativo para vocês. A campanha deste mês é o Dezembro Laranja que tem por objetivo a conscientização da prevenção do câncer de pele. Momento muito oportuno pois o Verão está se aproximando, a temperatura já está para lá de alta e as praias já estão lotadas!

Quem leu os posts anteriores referentes ao Outubro Rosa e o Novembro Azul percebeu que em ambos os posts eu dizia que os dois eram o segundo tipo de câncer mais incidente em mulheres e homens, respectivamente. E vocês devem ter se perguntado: Qual seria então o tipo de câncer mais incidente na população? Pois eu vos digo que é o Câncer de pele não melanoma!

O Câncer de pele não melanoma é o tipo mais agressivo pois tem o risco de metástase (atingir outros órgãos) aumentado e a estimativa para este ano de 2014 é de 182 mil novos casos, com 1,5 mil óbitos. Apesar de ser um tipo de alta incidência há baixa letalidade! Esta patologia corresponde a 25% dos casos de câncer.

Existem alguns outros fatores de risco além da prolongada exposição ao sol (das 10:00h e às 16:00h) como a exposição a agentes químicos e radiação ionizante.

As feridas na pele cuja cicatrização demore mais de quatro semanas; variações na cor de sinais pré-existentes e mancham que coçam, ardem, descamam ou sangram devem ser observadas com muita atenção! Pois são sintomas do câncer!

O diagnóstico é feito com base no aspecto clínico da lesão, coloração, forma e juntamente com o resultado da biópsia tanto do tecido da lesão quanto do tecido que fica ao redor dela.

Lembrando que o diagnóstico quanto mais precoce for, melhor o índice de cura e o bom prognóstico para o tratamento!

A retirada do tecido lesionado é a forma inicial do tratamento, mas nos casos mais graves a quimioterapia e a radioterapia podem estar envolvidos.

A prevenção é simples e acredito que a maioria de vocês já conheçam: Uso de chapéu; guarda-sol; óculos escuros; filtro solares (com fator de proteção mínima de 15) e ainda realizando o autoexame da pele.

Realizando o Autoexame da pele: Este é um método simples que visa detectar de forma precoce o câncer.

Procure:

» por manchas que coçam, descamam ou que sangram;

» sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma e cor;

»  feridas que não cicatrizam em 4 semanas.

ABCD da transformação de uma pinta:

Assimetria – uma metade diferente da outra

Bordas irregulares – contorno mal definido

Cor variável – várias cores numa mesma lesão

Diâmetro – maior que 6 mm

Quem tiver interesse também pode fazer um teste online para saber o seu grau de risco para o câncer acessando www.sbd.org.br

Não esqueçam de que as pessoas de pele mais branquinha devem tomar cuidados redobrados. Passem essa informação adiante e fiquem espertos quando forem pegar aquela corzinha pra praia 😉

Bibliografia:

Apostila de Oncologia para concurso público

Imagens – Google

Beijos e até breve! 

@VITINEFASHIONVF | Fanpage 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s