#NOVEMBROAZUL: Câncer de Próstata

Padrão
#NOVEMBROAZUL: Câncer de Próstata

Olá, tudo bom???

Como a maioria de vocês já sabem, este é o mês de conscientização para a prevenção do Câncer de Próstata para os homens. E é claro que eu não poderia deixar de falar um pouco sobre um assunto tão importante quanto esse aqui no blog. Sim, eu apoio os movimentos que visam a conscientização da população e acredito esteja fazendo a minha parte quando abro espaço para este tipo de post aqui. Para quem não sabe, sou fisioterapeuta e nosso principal objetivo nos tratamentos são de prevenir futuras lesões, traumas, agravamento de enfermidades, sendo assim, a melhor forma de prevenção é a orientação/conscientização dos pacientes. E isso vale também para os cânceres. 

Vamos ao que interessa então: 

Este é o segundo tipo de câncer que mais acomete os homens na faixa etária dos 65 anos, sendo conhecido como o câncer da terceira idade

Na maioria das vezes o tumor tem crescimento lento, levando cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ e não chega a ameaçar a saúde do homem. Porém, alguns tumores podem crescer de forma rápida e se espalhar para outros órgãos (metástase). Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da patologia são a idade – a mortalidade aumenta significativamente após os 50 anos – e história familiar: pai ou irmão diagnosticados com o câncer de próstata antes dos 60 anos de idade.

Na fase inicial, o câncer se desenvolve de forma silenciosa e conforme o tumor cresce, há o surgimentos de mais sintomas, como a dificuldade de urinar e a necessidade de urinar mais vezes durante o dia/noite. Já na fase avançada da doença pode-se ter dor óssea, infecção generalizada ou insuficiência renal. 

Ficou assustado?! Saiba agora algumas forma de prevençãomas isso não quer dizer que você estará imune a doença, apenas será mais uma forma de evitar o surgimento dela -.: Ingestão de frutas, legumes e verduras, grãos e cereais integrais; Prática de exercícios físicos regulares de pelo menos 30 minutos de duração; Manter o peso adequado; Não fumar e Diminuir o consumo de álcool. 

Quando devo procurar o médico? A indicação é que homens a partir dos 40 anos de idade façam o exame anualmente e antes dos 40 quando na família há casos de câncer de próstata para que o homem seja acompanhado e seja feito o rastreio. 

Agora que você já sabe tudo sobre o câncer, está na hora de saber de que forma você pode evitar ter todos esses problemas no futuro, não acha?!

Existem duas formas para fazer a detecção precoce e o diagnóstico

Toque retal: o exame é feito pelo especialista e trata-se de um exame diagnóstico! Vale lembrar que este exame é o único capaz de detectar a presença da patologia. Por isso tamanha importância para que os homens a partir dos 40 anos procurem o urologista. 

PSA: é o exame para dosagem do antígeno prostático específico no sangue. Este é um exame complementar para confirmação do diagnóstico. 

Toque retal. Créditos: portalmtz.com

Também há a ultrassonografia pélvica e a biópsia prostática transretal. 

Ainda hoje há muito preconceito por parte dos homens em fazerem visitas anuais ao urologista e essa é a principal causa de haverem nos dias atuais o alto número de casos novos e o número de mortes por ano.

LEMBRE-SE: O EXAME QUE NÃO DURA MAIS DE 20 SEGUNDOS PODE SALVAR SUA VIDA!!!

Meninas, mulheres, filhas…passem essa informação aos seus pais, maridos, avós.. Vamos conscientizar os homens da importância de ir ao médico. A saúde/vida está acima de qualquer preconceito! 😉

Espero que o post tenha sido esclarecedor. Toda a bibliografia foi retirada do meu material do curso em que estudo para concurso público da matéria de oncologia. 

Beijos e até breve!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s