#OUTUBROROSA : Câncer de mama

Padrão
#OUTUBROROSA : Câncer de mama

Olá, tudo bom???

Outubro chegou e como muitas já devem saber, este mês é celebrado o movimento popular que é conhecido mundialmente como “Outubro Rosa“. Em comemoração a este mês, resolvi não falar apenas sobre o câncer de mama mas sim de uma outra patologia também que atinge muitas mulheres – mas que vocês só saberão no post do dia 16/10 – a fim de conscientizar e levar mais informações às mulheres. 

Esse movimento teve início nos Estados Unidos na década de 90. No Brasil, o movimento aconteceu pela primeira vez em 2002 na cidade de São Paulo. O movimento tem como objetivo a conscientização das mulheres para o diagnóstico precoce do Câncer de mama. 

Atualmente, este tipo de câncer é o mais comum entre as mulheres e é o segundo tipo mais frequente no mundo. A cada ano, 58 mil mulheres recebem o diagnóstico de câncer de mama e mais de 13 mil morrem por causa da doença. Números bastante relevantes, não é?! 

Esses números são elevados no Brasil por que a maioria dos cânceres recebem o diagnóstico tardio. Quando o diagnóstico é precoce as chances de cura são de 95%. Atinge com maior frequência mulheres acima dos 55 anos. 

Os principais fatores de risco para desenvolvimento da doença são: a mulher nunca ter tido filhos; primeira menstruação antes dos 12 anos de idade e menopausa após os 50 anos; hereditariedade, ter mãe ou irmã diagnosticadas antes dos 50 anos; sobrepeso; sedentarismo e consumo mesmo que moderado de álcool. Porém, a hereditariedade corresponde a aproximadamente 10% dos casos. 

Os principais sinais e sintomas são: endurecimento da mama, erosão da pele, vermelhidão ou ardor; fluido desconhecido, isto é, o único fluido que deve sair da mama é o leite e mesmo assim, apenas no momento correto; nódulo interno; assimetria das mamas, mama com aspecto de “casca de laranja”; afundamento do mamilo e protuberâncias, nódulos palpáveis na axila. Os nódulos na mama podem estar acompanhados ou não de dor. 

Apesar de o Câncer de mama não ser prevenível quando trata-se de aspectos não-modificáveis (como por exemplo, idade e hereditariedade), nos aspectos modificáveis (qualidade de vida, alimentação e atividade física) o risco de desenvolvimento do câncer pode ser reduzido em até 28%. Por isso, é tão importante que a mulher pratique exercícios físicos regularmente, se alimente de forma saudável e se mantenha em seu peso ideal. 

O auto-exame não descobre a doença em seu estágio inicial. Para a mulher conseguir apalpar o “caroço”, ele já deve ter mais de 2 cm, o que significa dizer que o câncer já está em fase mais avançada. Porém, a mulher deve sempre realizar o auto-exame afim de observar alguma irregularidade com a mama. 

O exame clínico das mamas (ECM), a ultra-sonografia e a mamografia são exames capazes de detectar o tumor precocemente. A ultra-sonografia está indicada para mulheres até 40 anos de idade e a mamografia a partir dos 40 anos e deve ser feito anualmente. Já as mulheres com fator de risco para desenvolvimento da doença devem fazer a mamografia a partir dos 35 anos de idade. 

A mulher deve ir ao ginecologista anualmente e o médico deve realizar o exame clínico das mamas. 

Lembrem-se que não devemos nos preocupar com o câncer de mama somente no mês de Outubro, mas sim todos os meses do ano. As idas aos ginecologista devem ser feitos anualmente e o auto-exame nunca deve substituir o ECM nem a ultra-sonografia/mamografia. 

Qualquer dúvida, procure seu médico. 

Não esqueçam de alertarem sua mãe, avó, irmãs, tias e amigas 😉

Disque Saúde da Mulher: 136

” Esses cuidados protegem uma vida muito importante: a sua!”

Bibliografia:

www2.inca.gov.br / www.outubrorosa.org.br / Apostila de estudo – Oncologia / Planfeto

Beijos e até breve!!!

Anúncios

»

  1. Pingback: Blog da Semana – de 27 de Setembro ao dia 03 de Outubro | CBBlogers

  2. Pingback: #OUTUBROROSA: Câncer de colo do útero. | Vitrine Fashion

  3. Pingback: Retrospectiva 2014 | Vitrine Fashion

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s